A diferença entre impressão offset e digital:
Neste post vamos explicar a diferença entre a impressão offset e impressão digital. Certamente você já conhece o processo de impressão e já ouviu falar que se trata de uma aplicação de tinta em um substrato, como por exemplo: papel, pvc, lona e entre outros. Mas, talvez, ainda não saiba que existem inúmeras técnicas disponíveis no mercado gráfico e, cada uma, com características específicas.
O que deve ser considerado antes de iniciar o processo de impressão?
Em primeiro lugar é necessário definir o próprio processo a ser utilizado. Durante o planejamento e produção do material o designer deve estabelecer, com o cliente, a técnica que atenderá o prazo e o orçamento disponível.
Impressão Digital:
A impressão digital além de mais rápida é a melhor opção para produção de baixas e médias tiragens, ideal para como por exemplo: Ao invés de produzir 10.000 flyers genéricos, você pode fazer 500, ou até menos, para cada ação de marketing específica, como promoções especiais, datas comemorativas, eventos, etc.
Processo:
As cores são aplicadas de uma única vez e sem intermediação, ou seja, a impressão é feita diretamente no papel, utilizando o padrão CMYK, formado por quatro cores: Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e Key (Preto).
O benefício já é visto na redução dos gastos com o acerto de máquina e da facilidade de personalização, como por exemplo, na produção de materiais com dados variáveis. A gráfica tem uma maior facilidade de enviar as provas de impressão ao cliente antes de iniciar a produção do material solicitado. Em conclusão economia e redução de tempo para o cliente e para a gráfica.
O acabamento é outro destaque, já que é totalmente diferenciado. Os equipamentos digitais imprimem a partir de toner (polímero que se funde à superfície do papel e proporciona um material com cores mais saturadas).
Impressão Offset:
A impressão offset é um metodo de impressão um pouco mais complicado e lento, porem ideal para impressão em substratos diferenciados e em quantidades de produção maiores.
Processo:
O termo traduzido do inglês significa “fora do lugar”. O motivo da escolha deste nome é que o processo de impressão é indireto, isto é, a tinta passa primeiro por um cilindro intermediário.
Em primeiro lugar, o ideal é fazer a gravação da matriz (chapa metálica sensível a luz) a partir de um fotolito (algo parecido com os antigos filmes fotográficos). O fotolito é colocado sobre a matriz e exposto a luz para fixação da imagem.
Em seguida é realizada a transferência da imagem da matriz, diretamente no papel, utilizando uma espécie de rolo de borracha.
Posteriormente vem a fase da revelação química, processo bem parecido ao de revelação fotográfica. O passo seguinte é a instalação de um cilindro específico da impressora.
As máquinas offset imprimem em dois tipos de sistemas de cores: o CMYK ou o Pantone.
- O CMYK, também chamado de cor-pigmento, e como já dissemos, é formado por quatro cores. Cada cor possui um ângulo de finalização artística específica e é transferida individualmente à folha, formando a estampa. Se os tons fossem impressos no mesmo ângulo, as cores ficariam totalmente diferentes das estabelecidas durante o planejamento.
- O PANTONE é formado por cores prontas e utilizado para proporcionar um tom mais exato.
Mas independente do sistema utilizado, um impresso offset colorido necessita de uma matriz para cada cor.
No entanto, atualmente há uma opção mais viável que dispensa o uso do fotolito, o CTP (Computer-to-Plate). Ele cria a chapa de impressão direto do arquivo eletrônico. Isto possibilita melhor resolução e reduz a contaminação do material por fatores ambientais.
Compare e fique de olho no custo-benefício
Os dois tipos de impressão que mencionamos são bem interessantes, mas cada um tem uma vantagem bem peculiar, ou seja, vai depender da ação de marketing que você escolheu.
O importante é avaliar, juntamente com uma gráfica especializada, qual método será mais eficaz para sua campanha.
Assim você poderá optar pelo processo mais vantajoso. O offset é indicado para quem deseja imprimir grandes tiragens e possui prazo maior para receber os impressos.
Mas para quem tem um prazo mais apertado e precisa imprimir uma tiragem pequena ou média, o melhor é recorrer a impressão digital.
Aqui na ABC Gráfica Digital dispomos dos dois tipos de solução.
Entre em contato e solicite o seu orçamento agora mesmo, ou deixe uma solicitação nos comentários que teremos imenso prazer em atendê-lo.