Não há nada mais desagradável do que encontrar, por acaso ou não, um potencial parceiro de negócios, bater um papo produtivo e, ao abrir a carteira, constatar que não tem um cartão de visita sequer para entregar à pessoa. Já pensou na saia justa?
No Brasil, este item é indispensável no mundo dos negócios, pois além de servir de lembrete de que você presta determinado tipo de serviço, contém informações que possibilitam que alguém que se interessou por ele entre em contato. E se aqui no país esse pequeno pedaço de papel tem tanto valor, no Japão, sua importância é ainda maior: ele faz parte da etiqueta nacional.
O meishi, como é chamado por lá, define a posição social do japonês e possui um rito especial que deve ser seguido durante sua entrega a alguém. Ele deve ser entregue com as duas mãos, sendo que os polegares precisam ficar posicionados para cima e os demais dedos para baixo, e com as informações viradas para cima, a fim de facilitar a leitura por quem vai recebê-lo. Por este mesmo motivo, é importante que os dedos não cubram o que está escrito no cartão. E, tanto quem oferece o meishi, quanto quem recebe deve se curvar durante a entrega, para demonstrar educação e respeito.
Mas as regras de etiqueta não param por aí. Se após receber o meishi, a pessoa também quiser oferecer o dela, é indicado que o cartão de visita seja entregue em um nível abaixo do recebido. A atitude é recomendada para demonstrar humildade, simplicidade e boas maneiras.
Quem recebe o meishi deve, ainda, agradecer de maneira formal, mostrar interesse pelas informações contidas no cartão e guardá-lo com cuidado. Deixá-lo jogado em um canto ou colocá-lo no bolso sem cautela é considerado deselegante e ofensivo, já que ele é considerado praticamente como uma extensão da pessoa.
O indicado é colocá-lo cuidadosamente sobre a mesa, guardá-lo imediatamente na carteira ou em um local específico. No Japão, são usadas caixinhas ou carteiras exclusivas para os meishis. Eles também devem ser organizados de acordo com o status das pessoas. Cartões de pessoas com mais status devem ser colocados acima dos daquelas com menos.
Formalidades à parte, os cartões de visita japoneses costumam ser sóbrios e simples, dar destaque para o logo da empresa e ser confeccionados, geralmente, na cor branca, sem fontes rebuscadas e tampouco cores vivas. Têm tamanho padrão e devem conter informações básicas, tais como o nome da empresa, o cargo do profissional, nome completo, endereço e números para contato. Alguns apresentam até QR Code, para que o site da organização seja acessado por dispositivos móveis com facilidade.
Está com uma viagem de negócios marcada para o Japão ou vai receber algum parceiro de negócios japonês? Anote essas dicas e solicite o orçamento do seu cartão aqui para não cometer nenhuma gafe!