Não é incomum encontrar pessoas que desejam imprimir revistas, catálogos, jornais e livros, com dúvida sobre a maneira correta de configurar a paginação do arquivo para enviá-lo para a gráfica. E com razão. Paginar o arquivo da forma correta é indispensável para a gráfica conseguir rodá-lo e, portanto, evita que você tenha que rediagramá-lo desde o início. Já pensou no trabalho?
Acontece que gráficas profissionais possuem programas de imposição digital que ordenam as páginas segundo padrões de encadernação preestabelecidos, os quais orientam o tipo de dobra e acabamento do material gráfico. A paginação incorreta do arquivo impossibilita sua impressão ou interfere na qualidade do material.
Para evitar transtornos, antes de serem enviados para a gráfica os arquivos podem ser paginados de duas maneiras: casamento de páginas opostas ou páginas simples individuais.
Páginas opostas
Esse modelo de paginação é indicado para materiais que serão grampeados. Nele, as páginas devem ser casadas para que, após a encadernação das lâminas (conjunto de quatro páginas) e a colocação dos grampos, o impresso fique numerado na ordem correta.
Para isso, monte o layout do seu material gráfico e, ao fechar o arquivo, configure para que fique com as páginas casadas. Você vai notar que as páginas não ficarão em sequência numérica, mas depois de impressas e montadas ficarão na ordem exata. Por exemplo, em um material gráfico com oito páginas, a página 2 ficará ao lado da página 7.
É importante que as páginas casadas possuam sangria externa de três a cinco milímetros, e se atentar para o fato de que esse tipo de arquivo deve possuir quantidade de páginas múltipla de quatro para dar caderno.
Durante a preparação do layout, não monte seu arquivo com páginas casadas em ordem sequencial (capa com contracapa, página 2 com 3 e assim por diante), pois apesar de parecer mais simples, isso impossibilita que ele seja sequer grampeado e fará com que seja necessário começar a diagramação do zero.
Páginas simples individuais
Revistas, catálogos e livros com lombadas quadradas devem ser fechados em páginas simples com sangria nos quatro lados. Mas note que, se você prefere visualizar as páginas lado a lado enquanto cria o layout do arquivo, a sangria interna aparece automaticamente ao gerar o PDF do arquivo. Assim, é necessário somente sangrar o topo, o rodapé e as laterais externas.
Nesse modelo de paginação, as páginas terão uma sequência numérica e devem ser centralizadas dentro do arquivo, pois os programas de imposição importam o arquivo e o centralizam automaticamente no template com base no mediabox do PDF e não na arte do material.
Seguindo essas dicas simples, você evita transtornos e garante qualidade e agilidade na hora de imprimir seus materiais gráficos.