Quem não entende muito a respeito de materiais gráficos pode chegar à conclusão que folder, flyer e panfleto são todos a mesma coisa. Mas não são. Cada um deles possui suas particularidades e indicações de uso de acordo com o propósito do cliente.
O panfleto apresenta conteúdo e design modestos e costuma ser impresso em papéis mais simples. Por isso, é indicado para clientes que não dispõem de muita verba para investir em mídia impressa. O flyer é um pouco mais sofisticado e, exatamente por conta disso, geralmente é impresso em papéis de gramaturas maiores. Ele é útil para quem deseja transmitir informações básicas e rápidas sobre um produto ou serviço.
Dos três materiais, o folder é o mais refinado de todos. Ele contém uma ou mais dobras, conforme indica seu próprio nome – folder vem do inglês “fold”, que significa dobrar. Esse tipo de impresso é ideal para transmitir informações mais detalhadas sobre algo. O conteúdo, inclusive, pode ser dividido por temas nas diferentes páginas, que também podem apresentar design próprio.
Fizemos um post discutindo alguma dessas especificações, com exceção da laminação BOPP fosca, que trata-se de um acabamento feito com película plástica fosca que, quando em contato com a alta temperatura da máquina de laminação, adere ao impresso, deixando-o com toque delicado e fosco, o que evita manchas típicas do manuseio, como as marcas de digitais.
Vamos relembrar as demais especificações. A medida em milímetros determina o tamanho do material; 4×4 cores indica que o impresso é colorido na frente e no verso; essa gramatura de papel (250 g/m²) é utilizada para conferir mais rigidez ao folder e deixá-lo mais sofisticado; o refile reto determina que o acabamento do impresso deve ser linear e as dobras permitem que o folder seja fechado.
Entre em contato conosco para saber qual é o tipo de material mais indicado para o seu negocio, aguardamos você! 😁