É imensa a lista de filmes dos mais variados gêneros que utilizam princípios da tecnologia em seus roteiros.
Acontece que nem todos são fiéis às leis da física, ao ponto de deixar os espectadores frustrados, tamanha a distância da história com a realidade.
A boa notícia é que nem todas as obras do cinema ultrapassam o limite do crível. Pelo contrário, levam a tecnologia a sério e precisam ser assistidas por quem domina ou apenas é fã do tema. É o seu caso? Então, selecionamos especialmente para você três filmes que se encaixam nesse perfil. Aproveite o fim de semana e assista!
Ex Machina
Lançado em 2015, o longa conta a história de Caleb, programador de computadores que acaba de vencer um concurso do local onde trabalha para passar uma semana na casa do admirado e inacessível presidente da empresa: Nathan. Quando chega ao destino, o programador se dá conta de que foi escolhido para participar de um teste com a mais nova criação de Nathan: Ava, uma robô com inteligência artificial que se mostra imprevisível, deixando Caleb sem saber em quem confiar.
O filme aborda questões técnicas e éticas no que diz respeito à construção de uma inteligência artificial, trazendo uma série de referências a estudos reais sobre o tema.
A Rede Social
O filme, de 2010, apresenta como nasceu e cresceu o Facebook, que se tornou a maior rede social da internet e transformou Mark Zuckerberg, seu criador, em um jovem bilionário em apenas seis anos. Mas o sucesso da rede trouxe também complicações para sua vida social e profissional. Vale a pena assistir para entender o mundo moderno e o impacto da rede social nas relações humanas.
Ela
A obra narra a incomum história de amor entre Theodore, um solitário escritor, e o novo sistema operacional que adquiriu para seu computador, após se apaixonar pela voz do programa. De 2013, o filme aborda de forma sutil a relação dos seres humanos com dispositivos eletrônicos e como ela afeta nossas vidas.