Cardápio agrega valor para os clientes com rapidez e baixo custo

Você sabia que, antes do surgimento dos cardápios, os garçons memorizavam os pratos disponíveis e informavam aos clientes durante o atendimento? Até porque as preparações costumavam mudar diariamente. Porém, alguns restaurantes de Paris passaram a listar os pratos do dia em um quadro pendurado logo na entrada do local, para facilitar a escolha do freguês.

Ao longo do tempo, donos de alguns estabelecimentos se deram conta de que o atendimento diferenciado à mesa agregava valor para os clientes e começaram a escrever o cardápio em pequenas tábuas que ficavam penduradas na cintura do garçom, para que ele pudesse conferir os pratos do dia.

Acontece que alguns clientes passaram a pedir a tábua aos garçons, a fim de escolherem melhor as preparações oferecidas. Pronto! Aí surgiu o cardápio, que foi difundido pelo mundo, evoluiu com o tempo, ficou mais sofisticado e é usado ainda hoje em bares, restaurantes, hamburguerias, foodtrucks entre outros.

Curiosidades à parte. Este foi o cardápio que a ABC Gráfica Digital desenvolveu para um cliente. O design de alta qualidade e o acabamento diferenciado do material conversa com a identidade do restaurante e atende ao público que frequenta o local.

O cliente solicitou dez unidades de cardápios, cada um com 12 páginas no formato de 180x200mm, impressão de 4×4 cores “colorido” em papel couche 250g/m² com refile reto, laminação bopp fosca frente e verso, vincado, dobrado e grampeado. Mas você sabe o que significa cada uma dessas especificações? 

4×4 cores: determina que a mídia impressa é colorida na frente e no verso, de acordo com o padrão CMYK.

Papel couché 250g/m²: esse é o tipo de papel mais utilizado para imprimir esse tipo de cárdapio (fizemos um post especial explicando o motivo, confira aqui), e o acabamento de laminação bopp fosca, que confere maior rigidez à folha, é a ideal para cardápios, os quais exigem mais resistência e durabilidade.

Refile reto: acabamento indispensável, que deixa o impresso no formato final e garante sua qualidade, já que, quando mal executado, pode deixar bordas brancas ou até cortar informações importante. O refile reto deve deixar o corte linear, as folhas do mesmo tamanho, antes e após a impressão, e eliminar margens e marcas de impressão.

Laminação BOPP Fosca: é indicada para proteger materiais que são muito manuseados e podem se desgastar com mais facilidade. O “plástico” que envolve o papel é chamado de BOPP e possui uma cola interna que é ativada quando aquecida, fundindo o “plástico” ao papel e impressão.

Vinco, Dobra:  O vinco é um acabamento que auxilia o processo da dobra, ideal para papeis de alta gramatura que possuem uma fibra mais resistênte e podem “quebrar” com a dobra.

Grampo: Utilizado para a fixação das páginas, colocado na dobra causa o efeito de como se fosse uma “revista” formando assim as páginas do cardápio.

Devido à baixa tiragem e à urgência do cliente em receber o material, os cardápios foram impressos em máquina digital, que proporciona melhor custo benefício, devido a quantidade e maior agilidade na produção do material, atendendo o prazo de urgência do cliente.

Agora que já conheçe um pouco mais sobre os cardápios que tal solicitar o orçamento do seu? Agora, se você ficou com dúvidas sobre o assunto, deixe seu comentário aqui pra gente! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *