05 Dicas de marketing
Já mencionamos, aqui no blog, o quanto os clientes e a propaganda boca-a-boca são importantes para a divulgação dos negócios. Acontece que, da mesma forma que eles podem contribuir para alavancar a imagem de uma empresa, têm também o poder de a enfraquecer. E basta uma pequena pisada na bola para virar motivo de assunto entre as pessoas.
Para se ter uma ideia, os erros chamam tanta atenção – às vezes, até mais do que os acertos – que há páginas na internet dedicadas somente a divulgar e comentá-los, o que dificulta com quem passem despercebidos. Principalmente em tempos em que tudo vira meme para ser compartilhado nas redes sociais. Sem contar que a velocidade de disseminação das informações na internet é extremamente rápida.
Mas ninguém quer a própria marca na boca do povo por razões negativas ou jocosas, não é mesmo? Selecionamos cinco erros de marketing, para você ficar atento e não deixar que descuidos como esses aconteçam com você e impactem negativamente os seus negócios. Confira!
1 Tudo pela metade do dobro
Definitivamente, a Black Friday ainda não havia chegado ao site das Lojas Americanas. Ou será que eles pensaram que os clientes não notariam os preços dos produtos? Para não cometer o mesmo equívoco, na dúvida, cheque mais de uma vez antes de divulgar suas ofertas.
2 Nova modalidade do mercado?
Uma palavra mal-empregada é o suficiente para transmitir uma mensagem completamente diferente da desejada e acabar virando motivo de piada entre os potenciais clientes do seu estabelecimento. Revisar nunca é demais!
3 Para atrair pernilongos e afastar clientes
Estamos até agora tentando entender a real finalidade desse produto. Enquanto isso, nossa orientação é: conte com uma equipe dedicada e atenta para desenvolver as embalagens dos produtos que sua empresa comercializa, pois elas são um meio de promovê-los e alavancar as vendas.
4 Faltou à aula de geografia
A Laranja Bahia é uma variedade da fruta produzida apenas no Brasil e, pelo que nos consta, o estado da Bahia ainda pertence ao território brasileiro. Então, é sempre melhor não inventar nada para tentar valorizar os seus produtos ou você corre o risco de dar um fora como esse.
5 Erro ou propaganda mal-intencionada?
Durante as Olimpíadas, muitas lojas pegaram carona no evento esportivo para tentar alavancar as vendas. Algumas, no entanto, exageraram na dose e, ao que parece, resolveram testar a inteligência dos consumidores, o que não é, de longe, uma boa ideia. Melhor não subestimar os seus clientes, ou seu estoque pode acabar encalhado.